-->

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Bergoglio, uma decepção

A primeira exortação apostólica de Jorge Bergoglio confirmou as minhas suspeitas. Eu já vinha atento aos pronunciamentos dele, mas sempre me permitia restar a esperança de que o que ele de fato havia dito tinha sido deturpado pela mídia. Agora, não dá mais para manter a self-delusion. Ai que saudade de Joseph Ratzinger, que só nos dava orgulho! Quando da Sé Vacante, torci com todas as minhas forças pela eleição de Dom Odilo Pedro Scherer, menos por ele ser brasileiro (característica que NÃO é desimportante do ponto de vista estratégico, afinal o Brasil é o maior país católico do mundo — #ChoremEsquerdistas), do que pelo fato de que eu sabia que se tratava de uma pessoa em quem era possível depositar alguma confiança, ao contrário de vários dos outros cardeais, a exemplo do próprio Bergoglio, que poderiam representar uma caixinha de surpresas (e, no que diz respeito ao assunto da importância da escolha de um Papa, surpresas podem significar grandes problemas). 

Bergoglio teria feito muito bonito, se tivesse se limitado aos assuntos que dizem respeito à Igreja Católia, ou seja: a moral e a ética. Teria feito muito bonito se tivesse condenando a ganancia desmedida que passa por cima de valores éticos, gerando situações nas quais o lucro é obtido através da corrupção, ou mesmo de outras formas imorais (embora muitas vezes legais), como é o caso dos vários golpes dados por altos agentes do mercado financeiro internacional, a exemplo de George Soros (que — Coincidência! — é patrocinador de várias agendas esquerdistas, através de doações do seu dinheiro sujo para ONGs). Enfim, teria feito bonito de tivesse cumprido seu papel de pastor de CONSCIÊNCIAS.

Mas, desafortunadamente, Bergoglio não foi capaz de perceber o limite e a responsabilidade do cargo que ele ocupa na sociedade e saiu se aventurando por campos os quais ele, obviamente, não domina. Em que pese o fato da doutrina católica afirmar que o LIVRE ARBÍTRIO foi dado aos seres humanos pelo próprio Criador, o atual chefe da cúria romana resolveu condenar A LIBERDADE EM SI MESMA:
"Enquanto os lucros de poucos crescem exponencialmente, os da maioria situam-se cada vez mais longe do bem-estar daquela minoria feliz. Tal desequilíbrio provém de ideologias que defendem a autonomia absoluta dos mercados e a especulação financeira. Por isso, negam o direito de controle dos Estados, encarregados de velar pela tutela do bem comum. Instaura-se uma nova tirania invisível, às vezes virtual, que impõe, de forma unilateral e implacável, as suas leis e as suas regras."
A despeito da "openeão" de Bergoglio de que os dois maiores males do mundo são o liberalismo (o qual ele chama de "ideologias que defendem a autonomia absoluta dos mercados") e a especulação financeira, os fatos são:
01) Os países do mundo com maior índice de liberdade econômica são também os países nos quais os mais pobres possuem a melhor remuneração (em comparação com a mesma faixa econômica de outros países), possuem maior poder de compra, possuem mais saúde e segurança. Todos esses atributos se refletem no chamado Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Portanto, os países com maior liberdade econômica são os países que possuem melhor IDH (segundo medições de trocentas mil instituições internacionais, entre elas a Heritage Foundation). Além de tudo isso, até mesmo no quesito esquerdista "distribuição de renda", os países com maior liberdade econômica vencem. Portanto, afirmar que "ideologias que defendem a autonomia absoluta dos mercados" são responsáveis pela pobreza é EXATAMENTE O OPOSTO DA REALIDADE. Os ideais responsáveis pela pobreza, pela fome E PELA CONCENTRAÇÃO DE RENDA são exatamente aqueles que advogam a opressão estatal à liberdade individual, os ideais nascidos das ideias pérfidas de Karl Marx e John Maynard Keynes.
02) Ao mesmo tempo, somente um total ignorante em economia poderia taxar a especulação financeira como uma instância nefasta. No Brasil, o discurso esquerdista hegemônico criminalizou tudo que diz respeito ao livre mercado. A especulação financeira, na qualidade de motor do livre mercado, é tida como uma extensão dos poderes do próprio Lúcifer. Assim, o brasileiro médio, em sua profunda ignorância e alienação, não compreende o funcionamento do mercado financeiro e o demoniza, ao passo em que o americano médio (por exemplo, mas não só ele) conhece muito perfeitamente o funcionamento de tal mercado e LUCRA com ele, investindo suas economias de forma a fazê-las se multiplicareem mais rápido. O brasileiro (repito: por ignorância e burrice) permanece atrelado às pesadas correntes estatais, até mesmo na hora de investir as economias pessoais: o investimento preferido do brasileiro é a "caderneta de poupança", que, como é arqui-sabido, possuí rendimento inferior à inflação real. Assim, na prática, além da escorchante taxa de imposto (o brasileiro é usurpado de 40% de seus rendimentos, o que já é suficiente para classificar o Brasil como um país comunista), o cidadão ainda DÁ mais dinheiro para o governo, ao realizar um investimento que mês após mês gera resultado negativo comparado com a inflação real (sim, a diferença que cada um perde vai parar nas mãos do governo para, em seguida, ser desviada em escândalos como o Mensalão e tantos outros). Será que não já passou da hora do brasileiro parar de choramingar do capitalismo e aprender a tirar vantagem dele???
Sobre a especulação financeira, devemos lembrar também que, a despeito de ser demonizada pela mentalidade média no Brasil, ela é, em verdade, o grande motor do desenvolvimento e o motivo de enriquecimento real dos mais pobres. Quem tiver dificuldade de entender isso pode fazer uso de um exemplo prático como ferramenta facilitadora. O mercado financeiro permite que empresas consigam capital para materializar as ideias que surgem na cabeça dos empreendedores. É assim que, digamos, a Apple arranja dinheiro para desenvolver e começar a produzir, digamos, o iPhone. Quando um produto novo é lançado, está embutido no preço final dele o valor que corresponde à parcela do capital que a empresa conseguiu no mercado financeiro para desenvolver aquele produto. Depois que a empresa salda essa dívida, ela pode vender o mesmo produto por um preço muito inferior. E a medida que as linhas de produção vão se desenvolvendo, o preço do produto vai caindo ainda mais. 

Quando os telefones celulares surgiram nos Estados Unidos, na década de 1980, eram aparelhos que custavam mais de 10 mil dólares (além de serem enormes e pesados, na verdade os primeiros celulares móveis possuíam a forma de uma mala), somente os extremamente ricos podiam se dar ao luxo de possuir um. Com o passar o tempo, aparelhos foram se barateando e se tornando cada vez mais acessíveis às camadas mais populares. É seguindo essa lógica que hoje mesmo as pessoas mais pobres possuem facilidades que eram INIMAGINÁVEIS para até mesmo os reis de 500 anos atrás. Graças ao capitalimo, ao livre mercado, ao mercado financeiro e à especulação, mesmo pessoas pobres podem dispor de facilidades tais quais geladeira, máquina de lavar roupa, notebooks e, agora, tablets. A cada dia o avanço tecnológico lança novos produtos e as linhas de produção em série fazem os produto que não mais são novidade se popularizarem. Assim, advogar a extinção do mercado de valores é o mesmo que advogar o fim do avanço tecnológico que tem conferido tantas benesses e tem salvado tantas vidas humanas (não estamos falando apenas de produtos eletrônicos, incluam na lista itens como PENICILINA). Graças às inovações custeadas pelo mercado financeiro, hoje existem no mercado aparelhos celulares que custam até mesmo a ninharia de 30 dólares (o que é 0,003 do preço inicial), sendo um serviço disponível (mesmo em um país tecnologicamente atrasado, como o Brasil) até para as camadas menos abastadas da população. 

Aqui entramos em outro ponto que está relacionado às colocações de Bergoglio. Por que o Brasil é tecnologicamente atrasado? Um dos principais motivos é que não existe capital disponível no mercado para investir em desenvolvimento tecnológico e quem causa isso é EXATAMENTE as ideologias de estatistas (marxistas e keynesianas) defendidas na exortação apostólica de Bergoglio. Como a dívida do governo é muito grande (a dívida interna está atualmente em 3 trilhões de dólares e crescendo para custear as bolsas, o funcionalismo público do Estado inchado e o BNDES que salvaguarda os empresários amigos do Partido), funciona como verdadeiro dreno de capital (qualquer economia vai parar nas mãos do governo e não nas mãos das empresas que poderiam usá-la para se desenvolver). Assim, o mesmo esquema que oferece bolsa-família para compra de votos, ao mesmo tempo funciona para impedir a criação de empregos qualificados com salários dignos (uma vez que as empresas não têm acesso a nenhum capital, não conseguem se desenvolver, não são criados empregos, o que estagnam o mercado de trabalho e causa, como efeito colateral, salários reduzidos), mantendo o Brasil sempre no fim da fila do desenvolvimento tecnológico. Tal processo gera uma reação em cadeia, porque o Brasil é obrigado a comprar tecnologia dos países desenvolvidos, o que mantem as empresas nacionais sempre alguns anos (décadas) de atraso em relação ao resto do mundo.

O que está explicado acima é apenas um esboço de alguns dos motivos pelos quais Bergoglio etá EXTREMAMENTE equivocado ao condenar o livre mercado e advogar em prol da intervenção estatal. No que foi dito até aqui, a explicação versa somente sobre os motivos econômicos. Há ainda os políticos. Quando a sociedade confere demasiado poder ao Estado, há a tendência a criação de governos totalitários. Quando aqueles que detém o poder político são os mesmos que detém o poder econômico (como é o caso do comunismo), essa casta é alçada a uma condição de semi-deuses e passam a ter capacidade (política) para a criação de eventos bem pouco cristãos, como o Holodomor, por exemplo. Todos os regimes totalitários (regimes em que a esquerda conseguiu o poder absoluto, sem oposição) são baseados em ideias que advogam o controle da economia pelo Estado, foi assim tanto no comunismo, quanto no Fascismo, quanto no Nazismo. 

A própria configuração política atual faz com que os Estados advoguem para si mesmos o poder para arbitrar sobre as economias. E, justamente por causa disso, os cidadãos PRECISAM colocar limite a essa sanha de controle, sob risco de serem esmagados pelo Leviatã que eles permitiram que fosse criado. A proposta de Bergoglio é "catequizar" os católicos para que esses não só aceitem ter suas liberdades ceifadas, mas que também acreditem que "é para seu próprio bem". Não vou me arriscar afirmar que o Papa Francisco seja um infiltrado. Prefiro acreditar que ele é mais uma vítima do gramscismo e da epidemia de burrice que alcança proporções mundiais. Não é que faltem indícios, mas aventar a outra possibilidade encheria meu coração de desesperança. Se ainda houver tempo, que os católicos se manifestem para que a formação básica necessária para integrar a cúria tenha, ao lado das aulas de teologia, noções (pelo menos as básicas) de economia. Essa é, talvez, a única forma de evitar que um Sumo Pontífice nos decepcione, nos faça passar tanta vergonha e endosse a ação dos inimigos da Igreja e da Civilização, como acabou de fazer Bergoglio.