-->

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Animais contrários a testes em animais

"Os únicos animais que a instauração da barbárie beneficiará são os mesmos animais que estão incitando a instauração da barbárie através de atos de vandalismo".
Hoje pela manhã, publiquei uma imagem de humor que atribuía a revoltinha juvenil de um black bloc ao fato do pêlo do cachorro dele ter embolado. Era só uma forma de brincar com a futilidade e a alienação dos jovens que compõem a milícia terrorista petista, todos eles jovens idiotizados pelo "Ministério da Educassaum". A foto tinha chegado até mim pela aleatoriedade própria da Internet e eu não sabia que a viatura policial tinha sido queimada exatamente em uma manifestação contra os tais "testes com animais".

Achei melhor NÃO por foto do meu dog.
Antes de continuarmos, faz-se necessário uma exposição: eu nunca nem me pronunciei sobre "testes com animais" na página. Eu adoro animais. O segundo dia mais triste da minha vida foi quando meu cachorro morreu. Na casa da minha mãe (não moro mais com ela, mas vou lá sempre, nos finais de semana) há uma grande área externa, boa parte coberta de grama, na qual habita um verdadeiro zoológico. Temos 2 cachorros, 8 calopsitas, 1 papagaio (Eu sei que o IBAMA não permite, mas foi doação. O antigo dono queria soltar e ele iria morrer, pois nasceu em cativeiro e não possui o instinto para se alimentar sozinho, então ela decidiu tomá-lo e criá-lo.), um sem número de periquitos, mais um sem número de cágados e 1 hamster. Além dessa lista, ela é tão fanática por animais que, quando os conhecidos viajam, deixam seus pets para que ela tome conta, então há sempre um ou dois "animais temporários" (em um feriado houve 10 temporários). Nem sempre tivemos tantos bichos, mas foi dentro desse pathos geral de respeito e amor pelos animais que nasci e fui criado. Isso posto, prossigamos.

A forma como a imagem que foi publicada pela página está configurada não a faz se pronunciar nem contra nem a favor dos "testes com animais". A peça visa criticar SOMENTE a ação de vandalizar o patrimônio público, com o agravante extra de ser um atentado contra a força policial. Repetindo: em nenhum momento eu me referi a "testes com animais" nessa peça. E desafio a todos os comentaristas que se puseram contra tais testes a expor a ligação semiótica entre a imagem que foi publicada e o debate sobre a invasão do Instituto Royal. 



O fato é que "queimar viaturas policiais" não se justifica sob NENHUM pretexto, muito menos sob a égide de se manifestar "contra testes com animais". A ação do black bloc em questão deveria ser interpretada por TODOS, mesmo pelos que são contrários a testes com animais, como um ato de vandalismo barbárie, simples assim. No Brasil, a lei atual permite os testes com animais e quem for contra possui, dentro dos mecanismos previstos no Estado democrático de direito, meios de se manifestar e agir politicamente para alterar a lei. Isso não inclui depredar nada, principalmente não inclui atentar contra a força policial. A discussão que a imagem queria provocar era só essa, mas infelizmente um grande número de comentaristas viu na imagem um posicionamento da página em favor dos testes com animais.

Há um abismo intransponível entre "ser contrário a testes com animais" e "ser favorável à incineração de viaturas". Não há nenhum elemento que justifique a ligação, que sirva de ponte, entre essas duas situações, a não ser uma profunda dificuldade de interpretação de texto. O catatau de comentários que viram na imagem um posicionamento a favor dos testes com animais é mais um episódio que deixa claro o buraco intelectual no qual o Brasil se encontra. As pessoas, mesmo a "elite intelectual", simplesmente NÃO sabem LER. Não estou falando de "leitura" no sentido de "juntar as letras e formar palavras". Estou falando de "leitura" no sentido de "juntar ideias e formar conceitos". Para tal, é pressuposto que se saiba "juntar letras e formar palavras" e isso as pessoas até sabem fazer.  

Por exemplo: eu já conversei com muitos comunistas e sei que a maioria deles é comunista por não saber ler. Por causa disso, são incapacitados de raciocinar. Assim, eles não tem clareza sobre os elementos da ordem da realidade e reduzem todos os processos semióticos que realizam ao nível emocional. Funciona mais ou menos assim: viram a imagem de Che Guevara, entram imediatamente no piloto automático associando tudo que tiver em volta dela a "amor", "compaixão", "partilha", etc. Viram a bandeira americana, disparam o gatilho mental de associar, como robôs, tudo em volta dela a "malvadão", "reacionário", "branco do olho azul", "capitalista", "opressor", "imperialista", etc. Que os conceitos aos quais eles chegam não tenham nenhuma ligação lógica com os elementos que disparam os processos de significação, pouco importa. O que importa é ser capaz de remontar o mesmo encadeamento estagnado de emoções que realizaram pela primeira vez em sala de aula, sob a batuta de um professor de "Istória" comunista.

O mesmo processo narrado acima aconteceu na leitura da imagem que publiquei. SE tem um cachorro, ENTÃO o assunto é "testes com animais". Na cabeça dessas pessoas o Discovery Channel é um canal especializado em reportagens sobre "testes com animais". O nome desse fenômeno é "síntese confusa", ou seja, a incapacidade de isolar os diferentes elementos que compõem uma situação e reagir de forma apropriada a cada um deles. O receptor que incorre em "síntese confusa" simplesmente toma, dentro da situação em questão, o elemento que lhe provoca maior reação emocional e, em seguida, transmite essa reação emocional aos outros elementos, fazendo com que, em sua percepção, esses compartilhem da natureza daqueles; quando, fora da "síntese confusa", NÃO compartilham.

Aqui chegamos ao ponto principal dessa história de "testes com animais". Por favor, prestem toda a atenção. Qual o objetivo da esquerda radical que atualmente ocupa o poder? Destruir as instituições nacionais e o Estado democrático de direito para que, diante do caos, a "ditadura do proletariado" seja apresentada como a única saída possível. Essa mesma estratégia foi adotada em todos os países que foram subjugados por revoluções comunistas. Sabendo que o "Ministério da Educassaum" já criou dezenas de milhares de autômatos cujos processos de interpretação foram destruídos pela "síntese confusa", a esquerda radical decidiu capitalizar em cima do amor que as pessoas sentem pelos animais. Assim, foi ordenado que a milícia terrorista petista (os black blocs) fossem pra ruas praticar vandalismo e dar a desculpa que é para o bem dos animais. Isso faz com que, uma grande parcela da população que inicialmente antipatizou o terrorismo promovido pela patuleia, passe olhá-los, agora, como os arautos do fim da "guerra de espécies". Fiquem atentos para não cair no truque: os únicos animais que a instauração da barbárie beneficiará são os mesmos animais que estão incitando a instauração da barbárie através de atos de vandalismo.

Sobre a invasão do Instituto Royal

Conforme já expliquei, pedi para que compartilhassem o vídeo com a diretora do Instituto Royal, Silvia Ortiz, porque a mídia em nenhum momento deu voz ao outro lado da história, reproduzindo apenas a gangue de vândalos que invadiu, saqueou e destruiu uma propriedade privada. Em que pese o fato de eu amar animais, não consigo me convencer que os métodos adotados pelos militantes sejam lícitos. Até porque houve o caso de 2 cachorros "libertados" que foram abandonados à sua própria sorte NA RUA. Se havia animais sofrendo "por causa dos testes", paciência. Gosto de animais, mas na minha escala de valores os seres humanos vêm em primeiro lugar. Como já disse, quem não concorda comigo tem todo direito de se manifestar, CONTANTO QUE O FAÇA DENTRO DOS MEIOS LEGAIS PREVISTOS NO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. Vamos discutir a ética em tono dos testes em animais? SIM, VAMOS! Vamos discutir a ética em torno da prática de vandalismo, depredação e saque? JAMAIS!!!!!!

Essa história de "testes com animais" mexe de tal forma com a emoção das pessoas, que as faz perder o juízo. Alguns disseram: "A lei brasileira permite os testes, não os maus tratos". Suponhamos que o Instituto Royal estivesse praticando maus tratos, ou infringindo sofrimento desnecessário aos animais, agindo assim FORA DA LEI. A Lei brasileira permite invasões e saques? Claro que não. Nesse caso, a pessoa que advoga com "A lei brasileira permite os testes, não os maus tratos" está sugerindo que a Lei seja desrespeitada, para que a Lei seja respeitada. Pelo amor de Deus, minha gente! Aí nem é mais "síntese confusa", aí já é "diarreia mental". Se havia animais sendo simplesmente mau tratados por sádicos que apenas se divertiam com a penúria deles (Acho pouco provável que isso estivesse acontecendo, embora não seja impossível.), daí o ÚNICO procedimento cabível é USAR A INTELIGÊNCIA, recolher provas (Se possível, imagens. Por que NENHUM dos funcionários que aparecem na mídia como os autores das denúncias possuem NENHUMA imagem, em uma época em que qualquer celular de R$ 70 faz vídeos???) e acionar AS AUTORIDADES RESPONSÁVEIS. 

Em suma, o problema que tenho com os ativistas que "libertaram" os animais do Royal é O MESMO PROBLEMA que tenho com a ação dos black blocs: não importa quão nobre seja a causa, de fato, o mundo não é perfeito, mas vandalizar, depredar e saquear JAMAIS poderão servir para melhorá-lo. "Timeo Danaos et dona ferentes" ("Temo os gregos, mesmo quando trazem presentes", Virgílio, Eneida, II, 49). Essas "causas nobres" usadas por certas pessoas para dar a si mesmas salvo conduto para agir ao arrepio da Lei vigente não passam de um Cavalo de Troia para que o vandalismo e a barbárie se fortaleçam, em detrimento da civilização, que já é tão tênue e frágil no Brasil.

Respostas para alguns comentários


O velho golpe do "vândalos se infiltraram em uma ação que era para ser pacífica". Dahora essa alegação, seria uma pena que alguém dissesse que é IMPOSSÍVEL INVADIR UMA PROPRIEDADE PRIVADA PACIFICAMENTE.


Querida Silvia Lippo, sua concepção de "amor" que subentende "oferecer sua família para testes de substâncias experimentais" é bem exótica, para dizer o mínimo. No mais, queira fazer a gentileza de me enviar as provas de que as cobaias eram usadas para testar cosméticos, para que possamos divulgar aqui na página. Quero crer que você é coerente com o que diz e não utiliza xampu, sabonete, pasta de dente. Nossa... tô sentido o mau cheiro só de imaginar a coerência.


Querido Benito Zamith, não há nada de equerdopático em defender o fim dos testes com animais. É por isso que em nenhum momento eu ataquei a agenda e me restringi a atacar OS MÉTODOS usados para cumprir a agenda. A sugestão de utilizar os políticos para fazer testes é maravilhosa. Finalmente eles poderiam servir de forma útil para a sociedade. Por favor, protocole. 


Maravilha! Temos finalmente um argumento. O caminho é por aí, Alkinoos. Em sociedades civilizadas, os fatos são apresentados e os debates são iniciados, visando o bem maior. Espero que você seja capaz de compreender a diferença entre apresentar o atraso de 10 anos na descoberta de uma vacina, causado pelo uso de animais em testes, e queimar uma viatura da polícia. Eu sei que são situações muito parecidas e que as semelhanças podem favorecer a confusão, mas, com um pouco de atenção e se atendo às sutilezas, dá pra distinguir uma da outra.


Se há qualquer irregularidade na verba destinada para o instituto em questão, queira por favor nos enviar as provas. Até agora, só a esquerta black bloc tem capitalizado em cima do caso. É a hora de tirarmos nossa lasquinha. Prometo não só publicar aqui na página, mas também me empenhar pessoalmente para que tais fatos sejam amplamente expostos nos meios de comunicação. Não obstante, é extremamente necessária que você perceba que em nenhum momento eu me coloquei contra ou a favor do tal instituto.


Na cabeça de Vanessiinha Malta, a mãe dela e um cachorro podem ser permutados um pelo outro, com o mesmo valor de troca. Ela é um exemplar do tipo do ser humano que justifica o ditado: "Quanto mais conheço os seres humanos, mais gosto dos animais".


Para comentar

Estamos com problemas no sistema de comentários. Por enquanto, comente aqui.